bolas-berlim-grupo-rolo-obidos-benedita-pastelaria

Bolas de Berlim – O Doce do Verão

Os dias mais quentes estão a chegar e com eles o descanso, os dias de férias na praia, os banhos em água salgada e, inevitavelmente, o mais delicioso lanche do Verão: as Bolas de Berlim. Mas será que sabe qual é a origem deste delicioso bolo?

A origem das Bolas de Berlim

Como o nome indica, as Bolas de Berlim têm origem na cidade alemã Berlim.

Durante a Segunda Guerra Mundial, chegaram a Portugal através de uma família judaica que procurava refúgio no nosso país.

“Durante a II Guerra Mundial, uma refugiada em Portugal, de nome Davidson, começou a fabricar em casa um bolo que conhecia do seu país natal, a Alemanha, e que ela vendia a outros refugiados, e depois a quem mais quisesse provar. Era um frito de massa de farinha doce, redondo como uma bola, polvilhado de açúcar, no interior do qual se injetava um doce, normalmente vermelho. Na Alemanha, o bolo era chamado Berliner Pfannkuchen (bolo berlinense de frigideira), ou simplesmente Berlineer Ballen”.

“Essas foram as primeiras ‘Bolas de Berlim’, que mais tarde seriam vendidas também nas pastelarias com algumas adaptações – cortadas horizontalmente e recheadas com o chamado ‘creme pasteleiro’.

Hoje, este é um dos doces mais vendidos em Portugal, e a escolha de eleição para um lanche à beira-mar.

pt_PTPT